Home / . / Confeiteira ensina como preparar receita de bolo de rolo com recheio de goiabada

Confeiteira ensina como preparar receita de bolo de rolo com recheio de goiabada

Sobremesa é tradicional no nordeste e pode levar o recheios de outros sabores, como doce de leite, chocolate e até doce de morango.

A confeiteira Daniele Lima ensina como fazer a receita de bolo de rolo, sobremesa conhecida na culinária do nordeste brasileiro. Ela ensina o preparo com recheio de goiabada, mas pode ser feito com diversos sabores, como doce de leite, doce de morango ou chocolate.

Daniele, que é pernambucana, lembra que o prato tem origem portuguesa, onde tem o nome de “colchão de noiva”. Ela conta que aprendeu a fazer o doce em casa, já que é tradicional na família dela.

“Quem me ensinou foi a minha mãe. Ela fazia junto com a mãe dela. A gente começou a fazer o de chocolate, de doce de leite, o de goiabada e o de leite ninho também. Até o de milho nós começamos a fazer porque adaptamos aos gostos de Goiás, que é a terra do milho”, brincou.

Veja o que é preciso para preparar o bolo de rolo.

Ingredientes

  • 5 ovos
  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 250 gramas de açúcar refinado
  • 250 gramas de manteiga
  • Goiabada suave o quanto baste

Modo de preparo

A confeiteira alerta que é preciso cuidado no preparo da massa, que é bem leve. Os ingredientes devem ser incorporados em uma ordem específica para atingir a consistência correta. O primeiro passo é bater o açúcar com a manteiga da batedeira. Depois, acrescente os ovos um a um na mistura.

Após incorporar os ingredientes acima, troque a batedeira por um fuê e acrescenta a farinha já peneirada. “Depois que a farinha estiver toda incorporada volte a bater com a batedeira”, explicou.

Assim que conseguir uma massa homogênea e lisa, comece a passa-la para duas assadeiras finas usando uma colher. Coloque aos poucos para depois espalhar a massa pelo recipiente. “O segredo para o bolo de rolo ficar com as camadas bem bonitas é espalhar e deixar a massa bem fininha”, afirmou a confeiteira.

Leve a massa ao forno pré-aquecido com temperatura de 200 °C e deixe assar por cinco minutos. Ao tirar do forno, imediatamente é preciso colocar o recheio. Segundo a confeiteira, o bolo precisa ser enrolado ainda quente para não se quebrar.

Para cada travessa é usada uma colher de sopa cheia de goiabada. Espalhe bem e de forma suave até que fique uma camada bem fina de doce sobre a massa. Em seguida, dobre a massa de um dos lados da travessa começando a enrolar.

“Essa parte é um pouco difícil porque o rolo precisa ficar bem apertadinho, para que no final o bolo de rolo fique bem redondo”, esclareceu.

Ao terminar de enrolar a massa da primeira forma, coloque o rolinho na segunda forma, unindo o fim da massa no começo da próxima. Siga enrolando até o final, sempre apertando delicadamente.

Retire as pontas e excesso de massa e sirva. A receita rende até 15 porções.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Goiás.

Check Also

Concessionária vai usar drone para monitorar trecho da BR-153 em Goiás

Segundo empresa, ideia dar apoio aos motoristas de forma mais rápida, bem como identificar falhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *