Home / . / Concessionária vai usar drone para monitorar trecho da BR-153 em Goiás
An Illinois State Police drone, equiped with a camera, flies over 20th Street in Alton, Ill., Wednesday March 8, 2017, between Dunnegan Street and Alby Street recording the area where a week ago, a woman in a Pontiac Grand Prix apparently struck a pedestrian with her car on the same stretch of road. At that time the man was not breathing when firefighters found him but he was revived and flown to a St. Louis hospital where he is apparently still seeking treatment. The Alton Police Department traffic division ask for the assistance from the state police who have the resources to assist with the investigation, police said. (John Badman/The Telegraph via AP)

Concessionária vai usar drone para monitorar trecho da BR-153 em Goiás

Segundo empresa, ideia dar apoio aos motoristas de forma mais rápida, bem como identificar falhas na segurança da pista. Fiscalização começa na segunda-feira.

A concessionária que administra a BR-153 vai começar a usar, a partir de segunda-feira (21), um drone para monitorar o trânsito no trecho compreendido entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Diariamente, o aparelho percorrerá cerca de 10 km entre as duas cidades para dar apoio aos motoristas e ajudar a identificar reparos necessários na estrada.

De acordo com o diretor de operações da empresa, Ricardo Victorelli, a ideia é atender e dar suporte para quem passa pelo local de forma mais rápida.

“[Vamos] chegar na ocorrência muito antes e direcionar o recurso correto. Se precisar de uma remoção por problema mecânico, a gente consegue identificar pelo próprio drone que ele está com o capô do veículo aberto e já mandar um guincho leve, por exemplo”, explica.

O projeto foi criado e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). DE acordo com o engenheiro de computação André Di Renzo, por meio desse monitoramento, será possível identificar falhas na segurança das rodovias.

 Concessionária vai usar drone para monitorar trecho da BR-153 em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Concessionária vai usar drone para monitorar trecho da BR-153 em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

“Ele [drone] vai fazer o destaque facilitando muito para a equipe de engenharia a identificar qual ponto deve ser reparado e quão urgente deve ser o reparo desse ponto de falha identificado”, pontua.

Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa é válida, principalmente devido ao trecho se tratar de um ponto em que muitos acidentes acontecem.

Check Also

Confeiteira ensina como preparar receita de bolo de rolo com recheio de goiabada

Sobremesa é tradicional no nordeste e pode levar o recheios de outros sabores, como doce …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *